Como manter a sua casa sempre organizada

Nem sempre temos tempo para fazer uma organização geral na nossa casa. As tarefas do dia a dia, sejam do trabalho, com os filhos e mesmo os assuntos pessoais consomem cada vez mais o nosso tempo. Durante a semana parece não haver tempo nem para respirar e quando chega o final de semana a vontade é sempre de relaxar e aproveitar as coisas boas da vida. Então é muito importante tomar algumas atitudes diariamente para que a sua casa fique sempre organizada e as arrumações serem mais rápidas.

Pegue alguma sacola dessas de tecido grande que você tenha em casa e tome por hábito separar 15 minutos diários do seu dia passando em todos os cômodos recolhendo e colocando nessa sacola tudo que está fora do lugar e devolvendo esses objetos para suas “casinhas”. Lembre-se quando se tem uma casa organizada a bagunça temporária é resolvida pois tem lugar para tudo que há nela. A organização perdura sempre e a manutenção se torna fácil.

No seu quarto é importante arrumar a cama todos os dias. Isso por si só já proporciona uma sensação imediata de bem-estar. As roupas sujas, sempre coloque em cestos, nunca deixe nada jogado. Ganchos atrás da porta para guardar algumas peças que estão ainda em uso. Correspondências e papeis procure olhar diariamente e descartar o que não tem mais utilidade. Nada de acumular papéis desnecessários.

Na cozinha uma dica muito importante é sempre procurar deixar os espaços que você utiliza para cozinhar o mais livre possível de objetos. Procure sempre guardar os alimentos e utensílios nos armários e em potes identificados. Os utensílios mais utilizados no dia a dia você pode pendurar em ganchos na parede ou usar porta utensílios na bancada próximo ao fogão. Depois de cozinhar limpe tudo imediatamente, nada de deixar coisas acumuladas para mais tarde.

Na sala é importante deixar os livros sempre em prateleiras e alguns mais atrativos numa mesa de centro. Revistas e jornais sempre em revisteiros. Controle remoto dos equipamentos eletrônicos procure sempre deixar num cesto pequeno ou porta controles para que não fiquem espalhados. Cabos e fios sempre escondidos, nunca aparentes.

No quarto das crianças use e abuse dos cestos coloridos e das caixas plásticas transparentes. Isso evita que os brinquedos fiquem espalhados pelo quarto e as próprias crianças possam guardar tudo facilmente quando terminarem de brincar.

No banheiro procure sempre deixar algumas toalhas no armário e as que estiverem em uso penduradas. Os artigos de higiene pessoal em geral procure deixar sempre organizados em cestos para não ficarem espalhados desordenadamente. O que não é utilizado diariamente sempre colocar dentro do armário. Se você tiver espaço é legal ter também um cesto de roupas sujas no banheiro.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *