10 dicas infalíveis para facilitar a sua vida

Na nossa rotina diária muitas vezes não temos tempo suficiente para deixar tudo organizado da maneira que queremos. Esse blog post tem como objetivo apresentar algumas dicas simples que podem ajudar muito no dia a dia. Vamos lá!

Para começar uma limpeza geral

Para iniciar a organização de qualquer tipo de ambiente o primeiro passo é fazer uma limpeza geral, isso mesmo, desapego total. Você deve separar aquilo que realmente quer guardar daquilo que pode ser descartado ou doado. Esse processo pode ser feito em partes, um armário da cozinha a cada dia, por exemplo.

Use e abuse de caixas e organizadores

Esses itens são fundamentais para auxiliar a deixar tudo bem organizado na sua casa. Não economize nesse item. Você pode definir um tipo de caixa para cada tipo de objeto. Caixas organizadoras de plástico para remédios. As clássicas de arquivo utilizadas em escritórios são uma boa opção para guardar fotos impressas e assim por diante.

Documentos em pastas com etiquetas

Documentos em geral são grandes fontes de desordem. Para deixar tudo organizado compre algumas pastas de plástico com divisórias e coloque o nome em cada divisória de acordo com o tipo de documento que for arquivar. Se utilizar muitas pastas na hora de guardar coloque em um caixa exclusiva para isso.

Sapatos, sapatos e mais sapatos

Se você tem uma sapateira ou um espaço específico no guarda-roupas para os seus sapatos basta fazer bom uso. Se não tiver você pode comprar um baú ou uma estante específica para esse fim. Outra opção são os organizadores específicos para sapatos como caixas com furos para respiro que evitam mofos. Podendo também utilizar os organizadores aramados fazendo a função de prateleiras e empilhando-as otimizando mais seu espaço.

Camisetas dobradas da maneira correta

Você pode dobrar as camisetas em formato padrão, normalmente retângulo, colocando em fileiras dentro de gavetas, isso faz com que você ganhe mais espaço, podendo armazenar também com o formato tipo “cascata” colocando o detalhe da blusa (bordados e estampas) para cima facilitando na hora de escolher qual deseja vestir. Independente da forma de dobrar é importante sempre ter um padrão para otimizar o espaço e ter uma sensação visual de organização.

Cabides sempre padronizados

Para uma boa organização é necessário padronizar seus cabides. Vale a pena investir no modelo ideal para cada peça, seja de madeira, acrílico, flocado (veludo) ou até plástico. Coloque apenas uma peça de roupa por cabide e, em último caso, use cabides com divisórias. Confira o uso ideal para cada cabide:

  • Cabide de madeira: para ternos, casacos e jaquetas
  • Cabide de plástico ou acrílico: camisas sociais e demais roupas
  • Cabide de veludo: camisas sociais e blusinhas delicadas

Utensílios de cozinha pendurados

Com alguns pequenos ganchos e algumas barras você pode dar um outro visual para a sua cozinha. Os utensílios mais utilizados no dia a dia devem ficar sempre pendurados nesses espaços, facilitando o uso dos mesmos. Para quem não curte nada pendurado a solução é usar e abusar das divisórias de gavetas onde existem uma gama de variedades de tipos, modelos, seja acrílico, plástico ou até mesmo as divisórias planejadas com o próprio mdf da cozinha.

Sala sempre linda

Evite acumular objetos nesse ambiente da sua casa, pois o foco aqui é reunir a família e os amigos. Cabos de equipamentos agrupados e colocados atrás dos equipamentos. Nada de deixar a vista ou jogados pelo chão. Livros e revistas organizados debaixo da mesa de centro ou em prateleiras. Eleja um cantinho da sala, por exemplo, o móvel do hall de entrada fazendo dele um centro de comando, onde você possa colocar tudo o que for importante em termos de informação para toda família no dia a dia, utilizando potes decorativos para guardar suas chaves, carteiras, celulares e o que mais for necessário. Nesse mesmo espaço próximo ao hall use ganchos decorados para pendurar bolsas e casacos, se tem habilidade com artesanato faça você mesma um porta cartas, que também guarde correspondências e contas a pagar deixando sua marca e estilo em uma peça personalizada que você mesmo produziu.

Área de serviço organizada

Normalmente são espaços pequenos na maioria das residências, então procure sempre deixar as vassouras penduradas em ganchos nas paredes, os produtos de limpeza em prateleiras e separados por tipo de uso (se precisar use cestos e potes) e as roupas em cestos específicos, nada de deixar jogado pelo chão.

Brinquedos das crianças em caixas de plástico

A bagunça sempre aparece no quarto das crianças, então vamos lá! O primeiro passo é doar os brinquedos que seus filhos não usam mais. Depois separar os brinquedos por tipos específicos (bonecas, pelúcias, carrinhos, peças de montar, etc) e armazenar em caixas de plástico transparentes para facilitar a identificação visual e evitar que as crianças espalhem tudo pelo quarto para encontrar algum objeto.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *